Comportamentos que norteiam
Ambiente que impulsiona
Processos que sustentam
CULTURA ALAVANCADA (COMPORTAMENTOS QUE NORTEIAM)
A cultura ideal para uma organização é aquela capaz de criar um ambiente que consiga extrair das pessoas os comportamentos apropriados para atingir os resultados esperados de forma sustentável.
Engana-se quem pensa que dedicar tempo para a cultura é um “nice to have”. Existem sinais de que está na hora (ou passou da hora) de investir neste tema:
• As novas contratações estão desalinhadas com a empresa.
• Presença de feedbacks negativos dos stakeholders sobre a postura dos colaboradores.
• Líderes e RH usando muito do seu tempo para “consertar” situações criadas por falta de clareza do que se espera das pessoas.
• Uma empresa sem clareza da sua cultura perde sua identidade, sua cara. Seus colaboradores não sabem o que se espera deles, agem com baixa autonomia ou efetividade.
No produto Cultura Alavancada faremos um diagnóstico da cultura atual e proporemos premissas para a cultura ideal (e possível) com base no DNA da sua empresa e aonde ela quer chegar. Definiremos um plano de gestão da mudança de cultura (estratégia de comunicação e ações)
ENTREGÁVEIS
• Investigação sobre os valores e comportamentos a serem atraídos e reconhecidos,
• Cocriação do Código de Cultura (manifesto que explicita aos colaboradores quais são os comportamentos valorizados)
• Plano de ação para líderes e RH tornarem o Código de Cultura uma realidade o mais rápido possível e seja mantida ao longo do tempo
• Acompanhamento por 3 meses
Duração: aproximadamente 5 meses
CLIMA ENGAJADOR (AMBIENTE QUE IMPULSIONA)
Alguma dúvida de que é mais provável que os colaboradores “deem o seu melhor” e alcancem o topo do seu potencial quando as empresas possuem uma ambiente favorável a isso?
Mas como fazer com que o clima engaje os colaboradores e tenha uma atmosfera próspera? A resposta é simples, entendendo o que engaja os colaboradores da sua empresa e avaliando o nível de satisfação deles com estes itens e verificando o que pode ser melhorado.
Neste produto diagnosticamos o nível atual de engajamento e satisfação do seu time com a empresa, além de saber o quanto seus colaboradores a promovem. A partir daí, estabelecemos um plano de ações para alavancar o engajamento de forma alinhada com cultura e as metas do seu negócio.
ENTREGÁVEIS
• Aplicação da pesquisa de engajamento (análise e comunicação do resultado para empresa)
• Desenho do plano de ação para os Top 3 temas que mais alavancariam o resultado
• Acompanhamento por 3 meses
Duração: aproximadamente 5 meses
RH TURBO (PROFISSIONAIS QUE INFLUENCIAM E EXECUTAM)
É difícil responder à pergunta: quando devo começar a ter uma área estruturada de RH? Depende muito do contexto da empresa, mas ousamos responder de antemão que ter um bom RH é um investimento livre de arrependimentos.
Acreditamos que um profissional de RH competente é aquele que articula entre as áreas, propõe, influencia e libera a alta liderança para pensar e atuar na estratégia da empresa, no seu crescimento, em fazer o sonho acontecer.
O “RH” pode ter diferentes formatos, pode ser uma pessoa que atue meio período; uma consultoria (como a Lidehra) que faça este papel; ou o CLT mais comum mesmo.
Neste produto podemos ajudá-lo a encontrar o profissional de RH com o perfil mais aderente com suas necessidades e prepará-lo acelerando suas entregas ou podemos atuar realizando as entregas da área de recursos humanos.
ENTREGÁVEIS
• Apoio na condução do processo seletivo para contratação do profissional de RH
• Acompanhamento e preparação do profissional contratado para atuar no RH
• Mentoria do profissional de RH que já atua na empresa, compartilhando os 15 anos de conhecimento que temos sobre práticas atuais de gestão de pessoas e ajudando no desenvolvimento de uma postura proativa, estratégica e aderente com a cultura da empresa
FRAMEWORK GESTÃO DE PESSOAS
(PROCESSOS QUE SUSTENTAM)
Em 2016, a Endeavor realizou pesquisa com diversos empresários brasileiros para entender os principais desafios enfrentados na liderança das suas empresas. A principal dor mencionada por eles chama-se GESTÃO DE PESSOAS. A dificuldade que mais impede o crescimento das empresas está relacionada a gente, conseguir atrair os profissionais, mantê-los na empresa apresentando bons resultados, desenvolver as pessoas para que elas se tornem bons líderes, entre outros. Bem... de gente, a gente entende. Se você se identifica com o cenário da pesquisa, podemos lhe ajudar, de, pelo menos, duas formas:
1 - Raio X de Gestão de Pessoas
Esse produto é uma inovação nossa pensando naquelas empresas que estão sentindo alguma “dor” na forma como fazem gestão de pessoas, mas que: 1) não possuem clareza de onde estão falhando; 2) sabem o que precisam ajustar mas não sabem o que priorizar, ou 3) não sabem por onde começar.
O Raio X é uma “avaliação” nos processos e métricas de gestão de pessoas da sua empresa para entender como eles estão impactando nos negócios e no engajamento do time. Concluiremos quais são as fortalezas e as fraquezas dos processos existentes e entregaremos uma recomendação do que deve ser priorizado, revisto ou criado.
ENTREGÁVEIS
• Avaliação qualitativa dos processos e métricas atuais considerando as melhores práticas de gestão de pessoas nas startups
• Proposta de ajustes a serem priorizados
Duração: 1 mês
2 - Processos de Gestão de Pessoas
O propósito deste produto é garantir que os processos de gestão de pessoas do seu negócio sejam impulsionadores das metas e da cultura, que reforcem os comportamentos necessários e que tudo isso aconteça de forma planejada, mensurável, flexível e alinhada em todas as áreas da empresa.
ENTREGÁVEIS
• Desenho do processo seletivo (perfil a ser contratado, roteiro de entrevista para RH e líderes, mapeamento de fontes de candidatos, definição de KPIs)
• Desenho da máquina de contratação de talentos (formato hard de processo seletivo – inclui aplicação dos conceitos de marketing digital para desenho do funil de contratação e interação com candidatos)
• Desenho de avaliação de desempenho (definição de metas, formulário para plano de desenvolvimento, framework para reuniões de acompanhamento)
• Definição do processo de desligamento (critérios e modus operandi)
Duração: aproximadamente 4 meses